Como vai funcionar o Enem Digital?

23 abr 2020

Uma novidade que o Ministério da Educação adotou para esse ano de 2020 é o Enem Digital. Nesse primeiro ano, serão disponibilizadas 100 mil inscrições para os primeiros participantes que optarem fazer essa nova modalidade de prova. Mas, a previsão é que até 2026, a prova seja 100% online.

Nessa versão digital, os candidatos poderão fazer a prova no computador pela primeira vez. Para quem estava na dúvida, não se preocupe. A estrutura do exame será igual à da versão impressa: os candidatos devem ir ao local de prova para fazer quatro testes objetivos, com 45 questões cada, mais a redação. Apenas a redação será aplicada no papel. A prova de língua estrangeira também está mantida no Enem Digital, e o estudante deverá optar por inglês ou espanhol no ato da inscrição, assim  como foi feito nas outras edições impressas.

As inscrições acontecem no período de 11 a 22 de maio, tanto para o Enem impresso e para o Enem Digital. O participante que optar fazer o Enem 2020 impresso não poderá se inscrever na edição digital. Uma curiosidade é que do ponto de vista técnico, o Enem Digital vai permitir a aplicação de novos tipos de questões, pois será possível trabalhar com vídeos e infográficos na prova.

Além disso, nesse momento também estão abertas as inscrições para solicitação da isenção da taxa de pagamento do Enem 2020, tanto digital quanto impresso. Os estudantes que se enquadrarem em um dos três perfis para solicitação de isenção da taxa poderão pedir o benefício. Para saber se você se encaixa, consulte as regras divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Mais uma novidade por aqui, é que o Enem Digital 2020 teve seu cronograma alterado pelo MEC. Inicialmente previstas para 11 e 18 de outubro, as provas virtuais foram transferidas para 22 e 29 de novembro, devido à pandemia do Coronavírus Lembre-se também que a equipe do Zênite está por aqui para te auxiliar nesse processo preparatório para o Enem. Estamos disponíveis com as ótimas plataformas para te dar o melhor apoio para que você consiga resultados mais satisfatórios!
 

O edital da versão online pode ser acessado em: www.in.gov.br/web/dou/-/edital-n-27-de-30-de-marco-de-2020exame-nacional-do-ensino-medio-enem-2020-digital-250467799

Já o edital da versão impressa está disponível em: www.in.gov.br/web/dou/-/edital-n-25-de-30-de-marco-de-2020exame-nacional-do-ensino-medio-enem-2020-impresso-250463829

Comentários